Buscar

6 motivos para você se movimentar todos os dias

O corpo humano não foi feito para ficar parado. Ele anseia por cuidado e movimento. Com a nossa rotina e agenda lotada, nosso corpo é normalmente o primeiro item a ser negligenciado. Para realmente cuidarmos de nós mesmos, precisamos priorizar e dar esse movimento que tanto nosso corpo deseja.


Conforme o Ayurveda, é importante movimentar o corpo todos os dias. É fazer exercícios físico? Não necessariamente você precisa ir a musculação, correr ou fazer crossfit. Movimentar significa fazer algo que você goste e mova o corpo como dançar, jogar bola, caminhar, etc.


Benefícios do movimento diário


Se você precisa de motivação para se mover, como a maioria, trouxemos aqui alguns dos benefícios de você simplesmente se mover 30min por dia.

  • Humor: O aumento da endorfina e outras químicas no nosso cérebro promove o sentimento de felicidade, diminui a ansiedade, e combate a depressão.

  • Energia: Se movimentar aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes que são entregues ao nosso corpo. Esse fluxo interno traz eficiência ao seu corpo e mais energia.

  • Saúde: Um benefício direto e imediato ao se fazer alguma atividade física no dia é a melhora do seu sistema imunológico. Tornar isso uma rotina vai te ajudar a prevenir contra ataques cardíacos, contra pressão alta, combater depressão e ansiedade, prevenir o câncer, derrame, e reduz o risco contra diabetes tipo 2.

  • Controle do peso: Movimentos diários para o seu corpo queima o excesso de calorias e mantém o seu peso saudável.

  • Autoconfiança: A atividade física conecta você com o seu corpo e te ajuda a melhorar a sua imagem com você mesmo. Melhora sua confiança e até o sexo! ;)

  • Melhora do sono: Contanto que você não faça exercício físico a noite (o que dificulta bastante o sono), se movimentar durante o dia te ajuda a dormir mais rápido e a dormir melhor.

Existem diversas modalidades que você pode escolher para se movimentar, sempre terá alguma que será a sua cara.

YOGA


Yoga é uma prática antiga de autocuidado que tem sido usada por pelo menos 5 mil anos. Seus benefícios vão muito além do físico, ajuda a dar mais clareza a nossa cabeça, melhora o foco, diminui o estresse e a depressão e aumenta a sensação de bem estar. Adicionalmente a isso, melhora a postura, o equilíbrio, aumenta a energia, a digestão e ajuda na lubrificação das juntas.


CAMINHADA


A caminhada é uma prática de baixo

impacto que alivia o estresse e que qualquer um pode incorporar no seu dia a dia. Pode ser feito na esteira ou ao ar livre e tudo o que você precisa é de um par de tênis.

Nós deveríamos dar de 7 a 8 mil passos por dia. Não importa onde ou como, o importante é fazer. Seja subindo escadas no lugar de elevador, parando em um estacionamento mais longe, dando uma volta ao parque ou pelo bairro, escolha a que melhor se encaixa no seu dia.


ALONGAMENTO


Se alongar é algo simples e calmante para incorporar no seu dia a dia e te manter conectada com seu corpo. Adicionando 5 minutos de alongamento na rotina irá aumentar sua flexibilidade, melhorar seus movimentos e ajudar seu sangue fluir melhor na musculatura. Uma atividade que não só alivia o estresse mas também dores de cabeça, melhora postura, alivia dores musculares e te protege contra lesões.


DANÇA


A dança tem tantos significados: celebração, arte, beleza, movimento, conquista e nosso instinto primário em nos movermos com a música. Ela sempre fez parte da humanidade. A música conecta o instinto, o espírito e a intuição com o corpo. Ser bom ou ruim não existe na dança, estar no ritmo ou ter um tipo de corpo não importam. A dança é sobre liberdade, expressão, deixar seus instintos falarem através do seu corpo. Enquanto você dança, você performa autoaceitação, autoexpressão, sendo as duas grandes formas de se cuidar.


Após todo esse movimento é sempre preciso um bom banho para relaxar. Pra isso nada melhor do que contar com a aromaterapia em seu sabonete natural.





Fonte: The complete guide to self care, Kiki Ely