Buscar

7 formas fáceis de cuidar do Meio Ambiente para introduzir no seu dia a dia

Todo mundo sabe que precisamos cuidar do Meio Ambiente, mas a maioria das pessoas acredita que não vale o tempo e nem todo o trabalho. Mais ainda, é muito comum acreditar que só você fazendo algo não vai fazer a menor diferença. Se você tem uma dessas crenças, repense.


Talvez você não esteja na posição de mudar o comportamento de milhares de pessoas, mas você pode se responsabilizar pelas suas ações e fazer a sua parte. Até influenciar outras pessoas ao seu redor.


Use essas estratégias e faça sua parte para ajudar o Meio Ambiente.


1) Não desperdice água. Apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, apenas 3% de toda a água existente é água doce. Dessa muito pequena percentagem menos de 1% está disponível para consumo.

  • Tomar banho de chuveiro usa menos água que banho de banheira.

  • Desligue a torneira enquanto escova os dentes.

  • Só ligue a máquina de lavar quando estiver cheia.

  • Fique atento aos vazamentos.


2) Recicle os plásticos. Os plásticos são uma das maiores fontes de lixo do planeta. São milhares de anos para se decompor, por isso fazem um estrago enorme nas nossas águas e aos nossos animais. Primeiro, evite consumi-los, reutilize sempre e na hora de descartar, recicle. Uma ótima forma de evitar lixo é fazendo seus próprios produtos em casa como desodorante, sai mais barato e você não produz lixo.


3) Caronas. Os gases liberados pelos automóveis são classificados como poluentes primários, pois transmitem para o ambiente gases como monóxido de carbono, fuligem, óxidos de nitrogênio, óxidos de enxofre, hidrocarbonetos e aldeídos. Por isso menos carro na rua significa menos poluição. Priorize andar a pé ou de bicicleta. Se não tiver como, dê carona ou ofereça carona para alguém. Coloque um aromatizar no carro e aproveite o tempo para socializar.



4) Coma menos carne. Os 1,5 bilhão de vacas e bois da indústria pecuária produzem, por dia, mais de 30 milhões de toneladas de dióxido de carbono, que correspondem a pelo menos 20% das emissões de gases de efeito estufa no mundo. Fora a poluição indireta que isso gera no transporte da ração e água consumida.

  • Não consuma carne por pelo menos um dia na semana. Ao deixar de consumir carne por um dia, uma pessoa economiza 14 quilos de CO2 – o equivalente a 100 quilômetros rodados em um carro comum.






5) Plante uma árvore. Uma árvore traz sombra, beleza e remove CO2 do ar. O gás liberado pelas árvores é o oxigênio. Árvores nunca são demais. Plante árvores com a sua família.


6) Diminua a quantidade de cartas que recebe. Hoje com a tecnologia não precisamos mais ficar recebendo notícias, marketing, contas por cartas. Tudo é acessado online. Eu mesma não tenho nenhuma conta impressa, recebo todas no meu e-mail. Essas "cartas" temporárias são responsáveis por parte do nosso lixo. Configure suas contas para recebê-las sempre por e-mail.


7) Faça compras com ecobags. A gente costuma comprar muita coisa e na maioria das vezes essas "coisas" vêm com sacolas plásticas ou de papel. Tudo isso acaba uma hora ou outra no lixo. Troque por sacolas reutilizáveis ou ecobags e você irá ajudar a diminuir o lixo no nosso planeta.


A Terra é o seu planeta, não faz sentido poluí-la. Cada pessoa pode fazer a sua parte para que a Terra fique mais limpa e saudável.


Evite ficar se preocupando com o que os outros estão fazendo. Foque em você. Naturalmente o seu comportamento influenciará outros e assim aos poucos o que era pequeno se torna grande.