Buscar

7 Hábitos para cuidar da sua saúde mental diariamente

Encontrar o equilíbrio entre corpo e mente não é uma tarefa fácil, principalmente para quem vive em grandes centros urbanos, onde a natureza é escassa, e precisa encarar todos os desafios do dia a dia no trânsito, no trabalho e muitas vezes no próprio lar.

A ansiedade foi o transtorno mental mais presente entre os brasileiros durante a pandemia, de acordo com o Ministério da Saúde, seguida por estresse e depressão. Por isso é importante destacar que cuidar de saúde mental deve ser prioridade em nossa vida. Sem uma boa saúde mental seu trabalho não prospera, seus relacionamentos, sua saúde, tudo depende disso.


Pessoas saudáveis emocionalmente são mais resilientes. Elas falham, erram e sofrem, mas aprendem e prosperam. A resiliência é construída por atitudes, comportamentos e suportes que podem ser adotados e cultivados por qualquer pessoa.


Preparei pra vocês uma lista com X atitudes que vão te ajudar a cuidar da sua saúde mental.


1. Acorde com calma e planeje o dia


Despertar a mente com calma, apreciar a manhã e fazer uma tarefa de cada vez são coisas simples que deixam a rotina menos estressante. Tente levantar alguns minutinhos antes e apreciar uma bebida que estimule o cérebro sem causar agitação como o nosso chá de Amora e Ginkgo Biloba.


2. Cuidado com a alimentação

A escolha correta dos alimentos não melhora apenas a saúde física como também a saúde mental. Uma dieta desequilibrada com pouco ou nenhum valor nutricional pode prejudicar também o emocional de uma pessoa.


3. Viva em um ambiente estável

A casa precisa ser um refúgio. Um lugar onde se deve encontrar tranquilidade e paz. Por isso, viver em um lar estável é o primeiro passo para garantir equilíbrio emocional. Qualquer tipo de abuso, como brigas constantes ou dificuldades financeiras, pode afetar e muito a saúde mental de qualquer pessoa. Por isso falamos tanto fazer refeições em uma mesa bonita, com boas energias.




4. Pratique atividade física


Já foi cientificamente comprovado o poder do exercício para o equilíbrio emocional. Há histórias de pessoas que curam depressão com a ajuda de atividade física. O exercício não precisa ser pesado, uma simples caminhada contribui e muito para a preservação do bem estar emocional. Pra deixar seu pós exercício prazeroso misture um pouco de Óleo Essencial de Capim Limão no seu creme corporal. É um ótimo relaxante muscular.


5. Agende um tempo de descanso


Em uma gestão de tempo equilibrada, um tempo para fazer apenas o que gosta, um momento de silêncio, de meditação, sem preocupações é muito importante. Faça uma pausa para apreciar um chá suave, porque administrar a sua energia é essencial.


6. Pratique amor próprio


Na correria do dia a dia, muitas vezes, não paramos para nos contemplar. Qual foi a última vez que você parou, enumerou as suas qualidades e se sentiu bem na própria pele? Saiba que esse momento de autocuidado e amor-próprio é muito importante para a saúde mental.

Se você é do time de pessoas que cuida de todo mundo da família e se deixa por último, tire um tempinho para se admirar e praticar o amor-próprio.


7. Busque um sono de qualidade


Dormir demais ou de menos pode deixar nossa mente cansada e aumenta a irritabilidade durante o dia. Os óleos essenciais podem te ajudar a ter um sono tranquilo, os meus preferidos são Lavanda e Laranja no travesseiro e nas solas dos pés.



Introduza esses hábitos de auto cuidado na sua vida e me conte depois como ela mudou!



Fonte:

https://hospitaldeilheus.com.br/8-atitudes-que-ajudam-preservar-sua-saude-mental/

https://vidasaudavel.einstein.br/como-cuidar-da-saude-mental/