Buscar

9 dicas para aproveitar melhor o seu chá


Desfrutar de uma xícara de chá traz muitos benefícios a sua saúde. Conheça as formas mais eficazes de beber seu chá e potencializar os benefícios.


1. É importante saber o básico. Os chás são preparações feitas a partir da Camellia sinesis (ricos em antioxidantes e atuam na prevenção de doenças como hipertensão, diabetes e câncer). Estão dentro dessa categoria o chá verde, branco, preto e oolongs. Já as preparações feitas com ervas, flores, especiarias, folhas e frutas são chamadas de infusões e também apresentam diversos benefícios.

2. Preste atenção no tempo de infusão. Os chás de infusão exigem temperatura elevada para que os compostos bioativos sejam extraídos de maneira mais eficiente. Porém cuidado a temperaturas extremas pois podem se degradar. O ideal é 80ºC e deixar as ervas imersas até 5 min para flores e folhas, e até 10 min para raízes e cascas. Passar do tempo não vai melhorar a extração e apenas deixar a bebida mais amarga.


3. Tente tomar ao menos 3 xícaras de chá por dia. No ayurveda fala-se muito nos benefícios do chá para a digestão e doenças, mas para sentir o efeito é importante tomar ao menos 3 xícaras ao dia.



4. Visite uma casa de chá. Se a maioria dos chás de supermercado estão te deixando meio desapontado, visite uma casa de chás para descobrir novos sabores e chás de qualidade! Você pode tomar uma xícara antes de decidir qual irá levar pra casa.


5. Não adoce seu chá. Todo chá possui suas características naturais e únicas. Ao adicionar o açúcar ou outros aditivos para adoçá-lo, os aromas e sabores naturais da erva podem ser mascarados. Treine seu paladar.


6. Troque seus drinks. Que tal trocar um suco de caixinha ou o famoso refrigerante por um chá? Você evita o açúcar, as calorias e passa a melhorar a sua saúde devido a troca.


7. Leia os rótulos. Muitos chás contém açúcares e aditivos não sendo puros. Beba sempre o chá mais natural possível.


8. Beba seu chá pelo menos 2h antes de dormir. Beber uma xícara de chá e dormir logo em seguida atrapalhará seu sono te fazendo acordar para ir ao banheiro. Então para obter os benefícios do chá e do sono, calcule no mínimo 2h antes de ir para a cama.


Para potencializar um sono tranquilo, use óleo essencial de Laranja.


9. Prefira o chá no lugar de cápsulas. Cientistas sabem ainda muito pouco sobre cada ingrediente que existe nas ervas. É bem provável que você tenha mais vantagem bebendo o chá da erva do que tomando uma cápsula.


Algumas xícaras de chá ao dia é uma maneira fácil de colocar antioxidantes no seu corpo, prevenindo o envelhecimento precoce de seu organismo e pode ainda te proteger de diversas doenças sérias. Faça do chá uma parte constante do seu dia!