Buscar

A importância do “Toque”

Seu corpo é repleto de terminações nervosas que te fazem sentir tudo o que está a sua volta. Se você parar em qualquer momento para experimentar a sensação do “toque” - não apenas entre pessoas mas a sensação do toque com qualquer coisa - você pode se surpreender. Isso é estar presente.

Por exemplo, se você está lendo este texto sentada em uma cadeira, pare um pouco e sinta o peso do seu corpo tocando esta cadeira e a cadeira tocando você de volta. Se você está lendo este texto do lado de fora, repare nos raios de sol que tocam você, ou o vento na sua pele. Suas roupas tocam seu corpo, seu sapato pode estar te machucando. Se seu cabelo é longo, pode estar tocando seus ombros. Se suas pernas estão cruzadas, você sentirá os pontos de contato entre uma e outra. Você sempre está tocando o mundo e o mundo sempre estará tocando você de volta.


Por que o toque e os seus sentidos são importantes?


Pra estar realmente presente e poder cuidar de você mesma, você precisa estar conectada com o que acontece a sua volta. É difícil crescer sem essa consciência, e o primeiro passo é estar antenada com os seus sentidos. O sentido do toque é a troca que você tem com o mundo, ele pode desbloquear uma nova experiência e uma nova forma e viver.


Um óleo essencial que te ajuda a estar mais presente e conectada é o de Vetiver.





Pés Livres


Os bebês quando dão os primeiros passos, tocam seus pés direto ao chão. Existe uma razão científica sobre isso: os sapatos impactam de forma negativa no desenvolvimento da musculatura e dos ossos dos pés da criança. Estando descalços e com o contato direto ao chão ajuda no desenvolvimento da consciência do equilíbrio, postura e movimento do corpo. Existem vários benefícios dos sapatos como conforto, estética e proteção mas em alguns momentos eles não são necessários:



  • Andar com os pés descalços traz seu corpo a origem,`a forma natural de andar.

  • Ajuda no desenvolvimento da musculatura e a ganhar força.

  • Aumenta a percepção corporal, postura e equilíbrio.

  • Conecta-se com a Terra, recarrega seu corpo e descarrega as energias desequilibradas. O famoso “aterrar”.

  • Reduz estresse, dores, melhora o sono, ajuda no sistema imunológico e a estar mais presente.



Massagem


Quando falamos de massagem, pensamos em luxo e muitas vezes em futilidade. Não poderíamos estar mais enganados. Massagem é uma necessidade. Auto-cuidade é a capacidade de reconhecer as necessidades do seu corpo.


A massagem tem benefícios físicos, emocionais e espirituais. Reduz o estresse e ansiedade, alivia dor muscular, ajuda na digestão, alivia tensões e relaxa mente e corpo.


Se você não tem condições no momento para pagar alguém, faça a auto massagem, use uma bolinha de golf ou de tenis para te ajudar.


  • Massageie seus pés

  • Massageie suas mãos

  • Massageie seu pescoço

  • Massageie suas costas

  • Massageie seus olhos


Em toda massagem é muito importante você ter um bom creme hidratante ou óleo corporal. Indicamos esses que amamos e são livre de qualquer química nociva ao seu organismo ou ao Meio Ambiente. Ah! São veganos!





Fonte: Artigo traduzido e adaptado do livro “The complete guide to Self Care” - Kiki Ely