top of page
Buscar

Pratique a Dieta do COMER INTUITIVO

Um corpo nutrido corretamente é um corpo amado corretamente. Ter um tempo para alimentar seu corpo, quando se está com fome, com alimentos ricos em nutrientes saudáveis e naturais é uma prática de auto-cuidado. Quando você nutre seu corpo, está cuidando de você de uma maneira vital. A verdadeira Beleza começa de dentro pra fora.

COMER INTUITIVO: A Dieta Sem Culpa


Quando somos bebês nós automaticamente nos alimentamos de forma intuitiva: comemos quando estamos com fome e paramos quando estamos satisfeitos. Assim que crescemos, começamos a comer por outras razões: conforto emocional, tédio, impulso, desejos. Um auto-cuidado que devemos ter com nós mesmos é voltar atrás e nos conectarmos com nosso corpo, reconhecendo de forma verdadeira quando estamos com fome (e não com vontade de comer) e quando estamos satisfeitos, parando antes de nos “empanturrar”.


Pra chegar nesse ponto é importante saber diferenciar o que é fome física e fome emocional. A fome física é exatamente o que o nome diz, nosso corpo dá sinais de que precisa de energia, seja fraqueza, ronco no estômago, irritabilidade, o que te lembra que está na hora de comer. A fome emocional (ou vontade de comer), é comer devido a qualquer motivo que não seja físico.


Para mostrar amor e carinho ao seu corpo, é necessário voltar a comer apenas na fome física. Se pergunte de forma sincera, “eu realmente estou com fome?”. No Ayurveda, a sua saúde está completamente ligada a sua digestão. A fome física significa que seu corpo está te avisando que está pronto pra digerir. Se comermos os famosos lanchinhos ou pela fome emocional, não importa se são alimentos saudáveis, você não conseguirá digerir e eles te farão mal. Por isso, se no momento da sua pergunta, não for realmente fome, não coma.



Se está na hora de comer, foque em duas coisas:


1) Mastigue: mastigue pelo menos umas 30 vezes. Isso ajuda na sua digestão melhorando a absorção dos nutrientes. Também dá tempo para seu corpo reconhecer se já está satisfeito.


2) Consciência: Esteja presente enquanto come. Tenha consciência da comida que está colocando no seu corpo. Curta a textura, o sabor, o cheiro. Curta a experiência que é se alimentar.



Pra te ajudar a curtir essa experiência, sempre indicamos comer em ambientes claros, limpos, confortáveis e bem decorados. A Natureza nos traz paz e um belo jogo de mesa nos ajuda nessa energia.




Esse novo jeito de encarar uma dieta, de se alimentar corretamente conecta você ao seu corpo e melhora seu relacionamento com a comida. Quando ouve as pistas que eu corpo te dá, você está cuidando de si mesma.


Eu espero que você consiga revelar a sua natureza mais bonita com essas dicas aqui.




Fonte: The complete guide to self care - Kiki Ely

bottom of page