Buscar

DISCOS DE ALGODÃO: Problemas ambientais e alternativas sustentáveis

A produção do algodão convencional corresponde hoje ao cultivo mais dependente de agrotóxicos e é responsável sozinho pelo consumo de 25% de todo o agrotóxico usado no mundo. Como consequência disso temos a poluição do solo e da água.



Temos também o problema do lixo, dentro do mundo da skincare, se você usa em média 2 discos ou bolas de algodão por dia, no total de um ano serão 730 discos no lixo por pessoa. Se 1/4 da cidade de São Paulo usar, são mais de 2 bilhões de discos no lixo ao ano. Só nessa cidade. É muita coisa! Esses discos podem ser facilmente substituídos pelos discos de crochê que são reutilizáveis. Ao terminar o uso é só lavar com sabonete e deixar secar para usar novamente. :)


O que são os discos de crochê?


Os discos são laváveis e feitos com linha 100% algodão. São produzidos de forma artesanal, com a técnica de crochê. É uma opção sustentável frente aos algodões descartáveis e quimicamente tratados.


Ele pode ser usado tanto para aplicar cosméticos (máscaras, esfoliantes, tônicos, entre outros) ou até para retirar a maquiagem. Para reutilizar, basta lavar e deixar secar.


Outro ponto positivo é o o custo benefício do disco de crochê. Por sua durabilidade, o produto não é caro. Sai mais em conta investir em algo de longo prazo, do que gastar com frequência em algodões que vão diariamente para o lixo.

ALGODÃO

DISCO DE CROCHÊ

não é reciclável

trabalho artesanal

quimicamente tratado

reutilizável, não gera lixo

sua semente é transgênica

100% algodão, não prejudica a pele do rosto



Então, ao invés de usar as bolinhas ou discos de algodão quimicamente tratados, transgênicos, poluentes e que vira lixo de banheiro e vai para os aterros sanitários (um combo de coisas ruins), podemos trocar isso tudo por uma solução simples e sem perder a qualidade. :)


Fora que o seu bolso agradece pela economia!






Fonte:

http://sustentavelviver.com.br/algodao-cotonetes-problemas-ambientais/

https://blog.agatamarket.com/discos-croche-reutilizaveis/

https://umavidasemlixo.com/2016/09/discos-reutilizaveis-de-croche-e-algodao-pra-tirar-maquiagem/