Buscar

O Poder dos óleos essenciais

Uma alternativa mais segura e de mais fácil acesso do que muitos remédios, os óleos essenciais oferecem uma variedade de opções que promovem seu bem estar e sua saúde.


O PODER DAS PLANTAS


Pesquisas recentes continuam examinando o poder dos óleos essenciais na prevenção e cura de doenças do corpo humano. O último foco vem sendo no potencial uso do óleo essencial para diminuir ou eliminar os antibióticos em humanos e animais. Com isso, conseguimos ver um pouco do poder desses óleos para o equilíbrio da mente, corpo e espírito.


O QUE SÃO OS ÓLEOS ESSENCIAIS?


Os óleos essenciais são compostos aromáticos extraídos das plantas, em geral, através dos processos do arraste a vapor e prensagem. Diferente dos óleos vegetais, eles não são gordurosos ou oleosos. Quando inalados ou utilizados topicamente, atuam quimicamente no nosso corpo de diversas maneiras. Eles são indicados para tratar desde problemas físicos, como a acne e dores, até enfermidades psíquicas e emocionais. De acordo com a planta da qual são extraídos, suas propriedades diferem e podem ser muitas, como: anti-inflamatórias, bactericidas, fungicidas, sedativas, estimulantes, regeneradoras, dentre outras.





UMA BREVE HISTÓRIA


Os óleos essenciais são o que tem de mais poderoso na natureza. Derivados de folhas, cascas, flores e raízes, eles protegem a natureza de insetos inapropriados, doenças e também são atrativos quando necessário.

A indústria farmacêutica como conhecemos, começou na idade média. A primeira drogaria foi aberta em Baghdad nos anos de 754, logo depois se tornando popular dentro do mundo islâmico. Cresceu na Europa Medieval, Asia e nos anos de 1800s se tornou popular nos Estados Unidos. Muitos dos remédios das grandes farmacêuticas são ainda feito com base nas plantas, mas outros são sintéticos. Por volta do século 20, com a expansão dos remédios, muitas pessoas pararam de usar remédios naturais e passaram a comprar os sintéticos oferecidos pelas farmacêuticas.

Durante a Segunda Guerra Mundial, os remédios passaram a ficar escassos, devido a isso Dr. Jean Valnet começou a usar óleos essenciais descobrindo o óleo essencial de eucalipto como um grande bactericida, salvando assim milhares de vidas.

Você também pode tirar vantagem desse mundo incrível. Óleos essenciais são versáteis, fácil de levar pra lá e pra cá, potentes e seguros.