Buscar

Seu passo a passo para um Ritual de Beleza Natural

Você já deve ter ouvido muito falar sobre rotina de skincare, mas porque exatamente é importante fazê-la? E realmente tem que ser todo santo dia? Eu te garanto que não só sua pele irá agradecer mas seu bolso também.


Sua pele é o maior órgão do seu organismo e o que mais fica exposto. Faz parte da sua saúde. Ela libera o suor, que são toxinas do corpo pelos seus poros, absorve a poluição do ar diariamente, sofre com os raios solares e muitas vezes é mal nutrida pela nossa alimentação ruim. É por isso que o grande fenômeno "envelhecimento precoce" acontece e aí vamos atrás de soluções mirabolantes, tecnológicas, caras para reverter esse processo que na teoria só necessita é de cuidado.


Sabe essa poluição toda, esse suor? Limpe-os diariamente. Sabe esse sol que maltrata? Dê proteção a ela para não sofrer. Sabe a hidratação que ela perde durante a nossa correria? Reponha. Sabe a nutrição que está faltando? Nutra por dentro e por fora. É apenas isso. O grande segredo não é uma tecnologia ou laser inovador, é a sua disciplina e rotina. Diariamente.


Com isso eu entendi que 4 passos são fundamentais para mantermos a nossa pele em dia. Nem mais nem menos. Esses são os essenciais. Demora? Apenas 5 minutinhos, eu te juro!


PASSO 1: LIMPAR


O rosto é a parte mais exposta no dia a dia, isso significa que é a região que precisa de mais atenção e cuidados. Durante o dia nossa pele acumula suor, oleosidade, poluição e maquiagem. Tudo isso fica acumulado em nossos poros, não deixando nossa pele respirar.


Limpar da forma correta e com o produto correto faz toda a diferença. Pela manhã o objetivo é retirar as impurezas acumuladas durante o sono, enquanto a noite a limpeza deve ser intensa pois a quantidade de resíduos acumulados ao fim do dia é maior, principalmente para quem usa maquiagem. Limpe-a no máximo 2x ao dia com sabonete facial. Limpeza exagerada pode deixar sua pele mais oleosa ou causar descamação. Jamais utilize sabonete corporal em seu rosto! São Phs diferentes e o sabonete corporal é extremamente agressivo a pele facial.

Entre os benefícios de limpar a pele diariamente temos o retardamento do envelhecimento precoce, o controle da oleosidade, a prevenção de acnes e a melhor absorção dos ativos de seu creme.



PASSO 2: TONIFICAR


O propósito de tonificar uma pele é de limpá-la e equilibrá-la de forma mais profunda, fechando e desobstruindo seus poros.


Hoje temos tônicos preparados para todos os tipos de pele! O segredo é achar aquele que melhor se encaixa em você. Peles secas, dê atenção aos tônicos com poder de hidratação. Peles oleosas, escolha um produto adstringente.

Entre suas propriedades estão: Fazer uma limpeza profunda desobstruindo e fechando poros. Reestabelecer o equilíbrio do Ph da pele, visto que se altera durante o dia e durante a limpeza. A água micelar além de ter a função de um tônico, ajuda na hidratação. O tônico traz naturalmente mais viço e brilho. Tônicos com base em aloe vera ajuda a acalmar e cicatrizar peles sensíveis.

A chave é achar o produto que se encaixa com as necessidades da sua pele.



PASSO 3: HIDRATAR


A hidratação é a reposição de moléculas de água na nossa pele. Além de ficar mais bonita e macia, evita o envelhecimento precoce e também fica mais forte contra as agressões externas do nosso dia a dia como por exemplo a poluição.

Quando a pele perde sua hidratação, ela está perdendo não só a água mas também nutrientes, ficando ressecada e mais vulnerável. Este cenário pode resultar em sensibilidade, descamação e até dermatites. O sol, o clima muito frio, a esfoliação excessiva, o mar e piscina são fatores que contribuem para a desidratação.

Para um melhor efeito de hidratação, faça-a em duas etapas. Após limpar e tonificar a pele, aplique um hidratante inicial para o seu tipo de pele com o objetivo de repor os nutrientes e dar viço, um sérum aqui cairá muito bem e não pesará. Em seguida, aplique um creme de tratamento específico (anti-rugas, anti-acne...). Com ela previamente hidratada, potencializará o efeito e eficácia de seu tratamento.



PASSO 4: PROTEGER


Proteção Solar: A radiação UV desencadeia queimaduras e bronzeamento a curto prazo, e envelhecimento cutâneo ou câncer de pele a longo. Os raios do sol são responsáveis por 80% do nosso envelhecimento e triplicam a probabilidade de um câncer de pele. Para isso temos dois tipos de protetor solar, os Químicos e os Físicos. Os protetores químicos transformam a radiação solar em radiação de baixa energia. Desta forma, é criada uma camada de proteção na epiderme que, ao reagir com o raio solar, impede sua penetração em alta intensidade. O problema é que essa química que nos “protege” é considerada tóxica a nossa saúde. Já o segundo tipo, a Proteção Física (ou Mineral) é composta por minerais como dióxido de titânio e dióxido de zinco. Esses componentes não são absorvidos pela pele, assim os raios são refletidos pelo filtro. Sendo muito mais eficaz e saudável ao nosso corpo. Muito indicado para crianças, gestantes e peles sensíveis.



Proteção Noturna: Além dos fatores externos, precisamos proteger nossa pele da desidratação interna. Os óleos faciais formam uma camada protetora que ajuda a pele a manter a água e os nutrientes em nossas células. Com essa proteção ela se mantém hidratada por mais tempo e dificulta a ação de agressores externos como a poluição. Proteja-a pelo dia com seu protetor solar e a noite mantendo-a hidratada com seu óleo facial.





Posts Relacionados