top of page
Buscar

Você (e sua pele) estão prontos para a Primavera?

Dias mais quentes, céu azul, flores em toda esquina. A Primavera é um período do ano cativante. Mas para quem sofre com alergias, não costuma ser uma época muito feliz. A transição do inverno para a primaveira muitas vezes vem cheios de espirros, fungos, catarros e coceiras. O pólen no ar é apenas um fator para todas essas inconveniencias.

Conforme o Ayurveda no inverno, Kapha dosha (responsável por todo o muco do nosso corpo) se solidifica, assim como acontece com um óleo que endurece no frio. Outro fato importante é por comermos comidas mais oleosas no inverno, acumulamos bastante “muco”. Quando a primavera chega, o nosso muco volta a ficar líquido com o calor, se espalhando e “transbordando” pelo corpo.


Esse excesso de muco nada mais é também do que toxinas acumuladas que precisam ser liberadas. Elas em nosso corpo acabam ajudando nos processos alérgicos, de inflamação e de irritação da nossa pele.


Essas dicas também valem para quem está viajando de um local frio e vai para um local mais quente.


ALIMENTAÇÃO


Coma alimentos mais leves e secos para ajudar a controlar seu Kapha dosha. Verduras, chás, suco de manga, mel, são alimentos recomendados. Evite laticícios que só vão agravar a inflamação do seu corpo.


NETI POT (lavagem nasal)


Esse é um ótimo momento para usar sua lota nasal. Faça a lavagem com água morna e sal até terminar o muco. Incline a cabeça para a frente e para o lado. Derrame a solução numa narina e deixe sair pela outra. Dessa forma você limpa as passagens e seios nasais do excesso do muco e toxinas.


LIMPE SUA LÍNGUA


Outro local que o corpo elimica esse excesso é pela língua, certifique-se de estar limpando com o seu raspador sempre pela manhã.


EQUILIBRE A SUA PELE


Para manter a pele saudável é muito importante que ela esteja equilibrada. Por isso separamos algumas dicas pra você usar em seu ritual de skincare.

  • Limpe a sua pele com sabonete facial apenas a noite. Pela manhã use água.


  • Escolha produtos com probióticos para ajudar no equilíbrio do microbioma.




  • Escolha protetor solar com FPS mineral e não químico.


  • Evite produtos com álcool em sua fórmula.


PRESENÇA


Não entre em uma nova estação com os hábitos da antiga. Esteja presente. Preste atenção ao seu corpo, faça atividades ao ar livre, olhe para o céu, para as flores, veja seus amigos, contemple a natureza.





https://vidasimples.co/colunistas/como-se-cuidar-na-primavera-segundo-o-ayurveda/



bottom of page