Buscar

Turismo em Monte Verde (MG)

Acolhedora, romântica e charmosa. Monte Verde localiza-se no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira e é distrito de Camanducaia.

Foi eleita pelo prêmio anual Traveller Review Awards 2020 do Booking.com como um dos dez lugares mais acolhedores do mundo. E não é por menos. Fica a 1.500 metros de altitude e as temperaturas mais baixas são constantes o ano todo e, mesmo no verão, chegamos a experienciar 12°C (ou seja, nada de pernilongos). Tem estrutura super bem planejada para atender turistas de diferentes perfis – apesar de ser famosa pelo turismo romântico para casais. Oferece uma gastronomia de alta qualidade. As alternativas de lazer são variadas desde caminhadas na natureza, trilhas para cachoeiras até esportes radicais, patinação no gelo e muita, mas muita natureza. Possui uma avenida comercial charmosa e encantadora que dá vontade de enfrentar até frio e garoa só para ficar curtindo mais tempo, além de oferecer atendimento super diferenciado, gentil e atencioso.

ONDE FICAR

1) POUSADA SPA MIRANTE DA COLYNA


Se para você, os detalhes, o requinte e o atendimento são qualidades importantes, então você encontrou o local certo para aproveitar os bons momentos da vida. A Pousada Spa Mirante da Colyna está numa localização privilegiada, é cercada de verde por todos os lados, pois situa-se em uma colina rodeada por bosques de araucárias e vegetação nativa com uma linda vista panorâmica das montanhas da Serra da Mantiqueira Com suas próprias trilhas ecológicas.

Os chalés são posicionados todos para a vista, um verdadeiro mirante. Na pousada você encontra o holístico Samadhi SPA, um dos melhores e mais lindos que eu já fui!

A pousada tem um compromisso socio-ambiental como contratação de mão de obra local, tratamento de seus efluentes, uso racional de água e produtos biodegradáveis.



2) POUSADA ÁGUIA DOURADA

O local perfeito para quem procura aconchego e romantismo em Monte Verde e oferece toda estrutura que você precisa para seu descanso. Os jardins são projetados pelo paisagista Marcos Almeida, pequenos nichos de beleza e harmonia para aproximar você da natureza de Monte Verde. A pousada tem diversos incentivos a sustentabilidade como utilização de lâmpadas led, jardim sem agrotóxicos, reciclagem, aquecimento solar, tratamento da piscina com luz ultra violeta e investe nos alimentos da cooperativa local.




ONDE COMER


1) RESTAURANTE CAFÉ PINHÃO

Excelente restaurante para almoçar e jantar, local serve além de pratos contemporâneos, várias opções veganas com música ao vivo. A dona do restaurante é vegana e ativista ambiental. O Café Pinhão fica na rua Bem-te-vi, 15 esquina com a avenida Monte Verde e possui wifi para os clientes. A casa abre de segunda a quinta das 18h as 23h e de sexta a domingo das 12h as 24h. A casa é pet friendly.



2) A CASA DO FONDUE

Comer fondue é um programa clássico de quem vai a Monte Verde! O Restaurante A casa do Fondue é conhecido pela excelência na qualidade e a tradicional maneira de preparar as Fondues. Ambiente aconchegante e atendimento gentil, é a casa de muitas pessoas. São famílias que se reúnem, casais que aproveitam o ambiente romântico, grupo de amigos atrás de noites agradáveis, e até mesmo encontros de negócios, quase sempre ao som da música ao vivo. São pessoas de todas as idades e de todos os gostos. Para quem não come carne tem a opção de trocar por fondue de legumes na chapa.



3) VILLA DONNA BISTRÔ


Esse bistrô tem o cardápio artesanal e a comida é preparada na hora. Cozinha italiana e contemporânea com técnicas de preservação do sabor e cardápio sazonal. Ambiente aberto e agradável, o cardápio tem opções veganas também e onlocal é pet friendly, oferecem água e comida para o seu pet também!




O QUE FAZER

1) CAMINHAR PELO CENTRINHO E VISITAR AS GALERIAS


Não tem como, passear pelo centrinho de Monte Verde é uma delícia e acaba sendo uma atividade pra todos os dias. Além do charme das construções em estilo europeu, as inúmeras lojinhas são um convite ao passeio. E por falar em lojinhas, não deixe de visitar as galerias! Cada uma tem o seu charme, e além de encontrar roupas de frio, artesanato, geleias, chocolates e tantas outras coisas, algumas tem também pizzarias, lanchonetes e cervejarias.



2) TRILHAS


Para quem gosta de uma aventura, que tal percorrer algumas das diversas trilhas que Monte Verde oferece? Existem trilhas de nível fácil, intermediário e difícil, todas em meio à Serra da Mantiqueira e com um visual de tirar o fôlego! Com exceção da Trilha do Pinheiro Velho, que fica no centrinho de Monte Verde, para chegar ao início das demais trilhas será necessário ir de carro pela Av. das Montanhas (são aproximadamente 3,5 km de estrada em sua maior parte de terra).

Para a maior parte das trilhas, não há a necessidade do acompanhamento de um guia, já que são sinalizadas, mas há diversas empresas em Monte Verde que oferecem passeios guiados em 4×4 até lá. -Trilha do Pinheiro Velho

-Chapéu do Bispo

-Platô

-Pedra Redonda

-Pedra Partida

-Pico do Selado


3) FAZENDA RADICAL


A Fazenda Radical reúne diversas atividades para todas as idades em um único local: tem passeios de quadriciclo, arvorismo, arco e flecha, a maior tirolesa de Monte Verde, entre outras.


4) ESCOLA DE FALCOARIA


Que tal conhecer um lugar que além de proporcionar contato direto com águias, falcões e corujas, ainda promove a conscientização ambiental e desenvolve projetos de proteção às aves? Visitar a Escola de Falcoaria é um item obrigatório no roteiro de quem vai à Monte Verde e que ama animais!




O QUE LEVAR

Monte Verde é uma cidade de clima frio e por isso nossa pele pede muita hidratação!