Buscar

Um dieta rica em antioxidantes?

Você mesmo pode dizer se um alimento é rico em antioxidantes só de abrir ele e expondo ao ar (oxigênio), e veja o que acontece. Se começar a ficar escura, está oxidando. Duas das nossas frutas mais populares, a maçã e a banana por exemplo, ficam escuras rapidamente, o que significa que elas não têm muitas antioxidantes dentro delas. (Na maioria das vezes, os antioxidantes da maçã estão na casca e não no interior).


Corte uma manga, o que acontece? Nada, porque é rica em antioxidantes. Como você mantém uma salada de frutas? Adicionando suco de limão ou laranja, que contém o antioxidante conhecido como vitamina C. Antioxidantes mantém seus alimentos longe da oxidação e eles fazem o mesmo com o seu corpo e a sua pele.


No mundo científico, oxidação é o nome dado ao processo de perda de elétrons por um átomo, grupo ou espécie iônica durante uma reação química, o que resulta em um dano na célula que contribui para o seu envelhecimento. Cada vez que uma célula do seu corpo oxida, ela basicamente envelhece um pouco. Podemos pensar que o envelhecimento e as doenças são oxidações no nosso corpo. Essas manchinhas marrom no dorso da sua mão? São gorduras oxidadas na sua pele. Essa é a razão de todos nós termos rugas, o porquê de perdermos gradativamente nossa memória, e o porquê os sistemas do nosso corpo começam a enfraquecer com a idade. Comer alimentos ricos em antioxidantes pode retardar todo esse processo.


Alimentos ricos em antioxidantes também ajudam a prevenir doenças como derrame. Pesquisadores suecos acompanharam mais de 30 mil mulheres durante um período de 12 anos e descobriram que aquelas que tinham uma alimentação rica em antioxidantes tinha os menores índices de risco para derrame. O mesmo foi visto em um grupo de homens e mulheres na Itália.


Então, quais são os alimentos mais ricos em antioxidantes? Pesquisadores publicaram uma lista de mais de 3 mil alimentos ricos em antioxidantes como comidas, bebidas, ervas, temperos e suplementos. De forma geral, alimentos de origem vegetal contém 64 vezes mais antioxidantes do que alimentos de origem animal.


Dietas ricas em antioxidantes protegem não só contra derrames mas também diminuem

a rigidez arterial, evita a formação de coágulos sanguíneos, pressão baixa e inflamações.


Alimentos ricos em antioxidantes:


  • Frutas vermelhas como amora, framboesa, morango e mirtilo

  • Nozes

  • Frutas cítricas como laranja e limão

  • Brócolis, cenouras, couve

  • Mamão e abacaxi

  • Açaí e abacate

  • Espinafre e tomate

  • Chás de alecrim, hortelã, camomila e amora.



Esse chá contém folhas de amora, alecrim, hortelã e ginkgo biloba. Um potente antioxidante para o seu corpo.


Da mesma forma que você cuida do seu corpo por dentro, cuida da sua pele também. Ela também oxida. Por isso trouxemos dicas de cosméticos ricos em antioxidantes naturais para vocês.


Cosméticos ricos em antioxidantes:






Fonte: Texto baseado e traduzido de um compilado de pesquisas do Dr. Greger. https://nutritionfacts.org/topics/antioxidants/